Como tirar manchas de calça jeans?

calça-jeans-suja

Derrubou vinho na sua calça jeans novinha? Se cortou e manchou de sangue? Ou resolveu usar aquele jeans confortável que ficou velho e você ficou com pena de dar e ele está cheio de manchas amareladas?

Calma, nem tudo está perdido!

Para evitar que as manchas apareçam o primeiro passo é limpar logo que o acidente aconteça, mas nem sempre isso é possível, vamos ver algumas dicas que podem ajudar a salvar a sua roupa.

Evite surpresas, antes de usar qualquer produto verifique as instruções na etiqueta e faça um teste em uma parte não muito visível da roupa para evitar o aparecimento de novas manchas.

Algumas roupas como calça jeans escura, por exemplo, costumam desbotar, nesse caso é bom não deixar de molho. Use um pouco de vinagre no último enxague isso ajuda a fixar a cor.

Para manchas amareladas pelo tempo ferva o tecido por 10 minutos em uma solução com água, sal e bicarbonato de sódio, deixe de molho até que esfrie então esfregue com sabão e enxague.

Manchas de tinta de caneta ou cola o ideal é diluir um pouquinho de vinagre em água morna e aplicar na região com um chumaço de algodão sem esfregar, vá dando batidinhas até a mancha sair, poderá demorar um pouquinho. Não se esqueça de olhar as instruções na etiqueta, se na composição do tecido tiver adição de linho e/ou algodão e melhor usar álcool isopropílico (que você encontra em farmácias) ao invés de vinagre.

Para retirar manchas de vinho tinto umedeça uma esponja em uma solução feita com uma xícara de chá de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e uma colher de chá de sabão em pó e esfregue delicadamente sobre a mancha e depois lave a roupa de acordo com as instruções da etiqueta.

Uma dica para evitar que a mancha de vinho fique impregnada no tecido e dificulte a limpeza é jogar vinho branco sobre a mancha se ela ainda estiver molhada, ou seja, se você derrubou vinho tinto e tiver uma taça de vinho branco do lado, derrube também. Outra dica é usar sal de cozinha sobre a mancha, o sal absorve a coloração do vinho e facilita a lavagem.

O peróxido de hidrogênio (água oxigenada), também pode ser usado para tirar manchas de sangue e grama, use diretamente sobre as manchas e depois lave de como de costume.

Se a mancha for de chocolate raspe com cuidado com uma faquinha para tirar o excesso e lave o local com detergente de louça e água quente, talvez seja necessário repetir a operação. O mesmo detergente pode ser usado para limpar graxa, aplique sobre a mancha, deixe agir por 20 minutos, esfregue e lave em seguida.

Deixar cair café é muito comum, o ideal seria lavar na hora, pois café é uma mancha bem difícil de sair, se isso não for possível use gelo antes da lavagem, mas seja paciente talvez você precise usar mais de uma pedra para remover a mancha, depois lave como de costume.

Não deixe uma mancha desagradável ameaçar o seu look, calça jeans manchada só se fizer parte da estampa.

Compartilhe