Dicas de lavagem para o seu jeans não desbotar

calcajeans-lavagem

Já estamos cansados de saber que uma calça jeans é peça obrigatório para todo guarda-roupa. O problema é quando aquele jeans que a gente ama fica caidinho e desbotado e temos que nos desafazer dele.

Para evitar essa perda dolorosa separamos aqui algumas formas de ajudar você a prolongar a vida do seu jeans:

Lavagem

Pode parecer meio óbvio ou pouco higiênico, porém quanto menos você lavar o seu jeans, mais tempo ele vai durar. Tente de usar o máximo possível antes de colocar para lavar ele é uma peça diferente de uma camiseta que usou já tem que lavar.

Jeans muito escuros ou coloridos costumam desbotar, o ideal é que o processo de lavagem seja rápido. O melhor é lavar na mão, com sabão neutro. Colocando uma colher de sopa de vinagre ou de sal na água também ajuda a evitar que desbotem.

No caso daqueles jeans que desbotam, lave eles sozinhos pra não manchar outras roupas. E como vou saber que a peça vai soltar tinta? Bem sutilmente, esfregue um algodão úmido sobre uma região da peça que não apareça muito. Se o pano ficar manchado é porque a peça vai desbotar.

Sempre lave com água fria e com a peça do lado avesso. Nunca use água quente e alvejante.

Nunca tente tirar manchas dos jeans escuros esfregando a peça com escovas, panos ou esponjas ásperas. Você vai acabar desbotando aquela região.

Quando aquela calça jeans estiver suja de verdade tipo aquelas propagandas de teste sabão em pó. O que você fazer? Na maioria das vezes a máquina de lavar não vai tirar toda a sujeira. Nesse caso, a estratégia é outra. Coloque a calça jeans em um balde com água morna, não fervendo e deixe de molho por volta de 15 minutos, sem nenhum tipo de sabão. Depois disso, quase toda a sujeira vai ter amolecido e dissolvido. Enxague a peça em água corrente, no tanque. Em seguida, deixe a peça de molho novamente por volta de 30 minutos em um balde com água morna, mas, dessa vez, acrescente sabão neutro. Depois é só enxaguar novamente. Se, ainda assim, houver pontos sujos, esfreque com a sua mão.

Depois de lavar o jeans,estenda imediatamente. Deixar a peça amassada ainda úmida cria vincos indesejáveis e, mais ainda, podem deixar seu jeans fedido.

Secagem

Evite colocar o jeans na secadora a menos que seja uma emergência. O ar quente pode deformar a peça. Se for mesmo inevitável, programe a secadora na menor temperatura possível e procure tirar a calça jeans quando ela ainda estiver um pouco úmida. Deixe secar o restante no ar livre.
*Evite colocar a peça para secar diretamente ao sol. O ideal é colocar na sombra e deixar a peça do avesso.

Compartilhe